Mais Popular

Popular

sábado, 7 de julho de 2018



Emulador de PlayStation para PC-Windows, Android OS, IOS e Linux. Foi desenvolvido por 3 autores "Calb", "_Demo_" e "Galer" e lançado a primeira versão em 14 de Outubro de 2000


Nem todos sabem como emular um jogo no emulador de PlayStation, ePSXe, com isso estou fazendo essa postagem como um tutorial ou um guia de configuração geral para o ePSXe, abaixo vou falar sobre os menus do emulador, vou mostrar onde encontrar a melhor configuração para um determinado jogo, vou falar também sobre os shaders para o emulador que deixa os gráficos mais nítidos, ao final da postagem deixarei os links de downloads de todo o assunto tratado neste post. Vamos ao guia de configuração:

Guia de Configuração do Emulador

 Baixe o emulador, certifique-se de ter a BIOS e os  Plugins de vídeo, áudio,etc. Sem Bios e Plugins o emulador não funciona. 

 Se for a primeira vez que está executando o emulador, vai abrir conforme a imagem abaixo


Considerando que não seja a primeira vez que esteja abrindo o emulador vá na guia Config, depois em Wizard Guide e clique em Config. Iremos usar esse método de configuração acredito que fica melhor para explicar o passo a passo. Primeiro vamos selecionar uma BIOS

Configurando uma BIOS
 

 Na imagem acima precisamos escolher uma BIOS que é uma das partes essenciais para que o emulador funciona, "Ahhh mas eu não tenho a bios do playstation", não precisa se preocupar faça o download no final da postagem, e escolha uma BIOS americana (USA) de preferência a SCPH1001 OU SCPH7001. Tendo escolhido a BIOS vamos para o próximo passo.

 Configurando Plugin de Vídeo


Agora vamos configurar o plugin de Vídeo, temos vários plugins de vídeo para o ePSXe e todos são configuráveis, abaixo vou deixar a configuração dos plugins de vídeo mais usados, para seguir escolha um plugin e clique em Config para abrir a janela de configuração do plugin.

Nota: Não entrarei em detalhes na configuração de cada plugin pois a configuração pode variar dependendo do jogo e do PC que está usando para jogar. Ao final do guia de configuração vou deixar um link para um site que contém a configuração ideal para cada jogo.

1 - Pete's D3D Driver 1.77 (Directx 7)


Para esse plugin funcionar corretamente precisa de ter instalado DirectX, o plugin usa a versão 7 do DirectX, hoje em dia temos ate a versão 12, se você tem a versão 9, 11 ou 12 instalada o plugin vai funcionar corretamente. Esse plugin usa aceleração do DirectX para funcionar, não entrarei muito em detalhes pois a configuração pode variar de jogo para jogo.

2 - Pete's D3D Driver 1.77 (DirectX 6)


Esse plugin também usa aceleração do DirectX e precisa do DirectX instalado, diferença de um para o outro é que esse usa DirectX 6 e o anterior usa DirectX 7, não entrarei muito em detalhes pois a configuração pode variar de jogo para jogo.

3 - Pete's OpenGL Driver 1.77


Esse plugin de vídeo utiliza a aceleração OpenGL da placa de vídeo, possui uma qualidade de imagem melhor que os 2 anteriores, porém pode não funcionar corretamente dependendo se o seu dispositivo de vídeo possui OpenGL e também da versão do OpenGL, configurações também podem variar de jogo para jogo.

4 - Pete's OpenGL2 Driver 2.9


Plugin que também utiliza aceleração por OpenGL, porém esse plugin é mais indicado para placas de vídeo mais modernas, talvez não tão modernas assim, por exemplo a serie da Nvidia GT 9400 roda esse plugin com as configurações em full. Possui ótima qualidade de imagem e a possibilidade adição de shaders que deixa o jogo com um pixel melhorado, mais desenhado vou falar abaixo sobre os shaders.

Configurando um shader no emulador ePSXe

Para colocar um shader no emulador siga o passo a passo abaixo:

Selecione o shader clicando nos ... ao lado de Shader effects na guia de configuração do plugin de vídeo (olhar imagem acima do plugin Pete's OpenGL2 Driver 2.9) vai aparecer a seguinte janela:


Nessa janela escolha o caminho, a pasta onde o shader está, como na imagem abaixo:


Nota 1: É Preciso especificar a pasta do shader que deseja usar, na imagem acima estou escolhendo o Nohalo Magnifier, deverá ser escolhido a pasta onde contém o arquivo do shader, que geralmente possui extensão .fp/.vp ou .slf/.slv

Após ter escolhido o shader agora deverá escolher o tipo de efeito na configuração do plugin OpenGL2, como na imagem abaixo:


Escolha ARB program se o shader que você está usando possui a extensão .vp/.fp ou escolha GLSlang files se o shader que estiver usando possuir a extensão .slv/.slf. Para ter certeza de qual extensão está usando vá na pasta do shader que escolheu e verifique a extensão

Nota 2: Não coloque todos os shaders na mesma pasta, geralmente todos possuem nomes iguais isso fará com que sobrescreva os arquivos e você perderá os arquivos

Nota 3: Para baixar os shaders vá até o final desta postagem e clique no link relacionado aos shaders

Nota 4: Abaixo um vídeo mostrando alguns shaders e como eles modificam a qualidade gráfica


Depois de ter configurado o plugin de vídeo junto ao shader, vamos para o próximo passo que é a configuração do plugin de áudio. Clique em Next e você estar nessa tela

Configurando Plugin de Áudio


Existem alguns plugins de áudio que funcionam muito bem, porém o que eu mais recomendo é o Eternal SPU Plugin 1.41 ou versão mais recente do mesmo como 1.50, abaixo a minha configuração do plugin


Nota: A configuração do Plugin de áudio também pode variar de jogo para jogo.

Finalizado o Plugin de áudio, clique em Next e vamos para o próximo passo  que é a configuração do CD-ROM

Configurando Plugin de CD-ROM


 Nessa parte escolha o Plugin P.E.Op.S CDR Driver 1.4 e configure-o de acordo com a imagem abaixo


Nota: Em Drive escolha o caminho drive de CD / DVD do seu computador, como eu não tenho nenhum drive de CD / DVD instalado o meu não aparece

Terminando de configurar o plugin de CD-ROM vamos para o próximo passo que é a configuração dos controles ou joysticks.

Configurando os Controles


Para configurar os controles clique em Controller 1 para configurar a manete do jogador 1 e/ou Controller 2 para configurar a manete do jogador 2.


Se você tem um controle que possui botões analógico você deverá selecionar a opção Digital/Analog ou se você tem um controle comum deverá selecionar a opção Digital Only. Para configurar os botões é bem simples basta clicar sobre o retângulo com a tecla e aperta o botão no joystick, por exemplo eu quero que a tecla E e W sejam L1 e L2 eu clico sobre onde esta o E e aperto o botão L1 no meu controle, faço o mesmo para o W.  Ao terminar de configurar vai ficar algo parecido como na imagem abaixo.


O Processo é o mesmo para quem não tem controle Analógico, a única diferença é que não ter que configurar os botões analógicos.

Clique em Next quando terminar de configurar os controles, e isso finaliza a configuração do emulador.


Clique em Done!

Como selecionar a ISO e colocar o jogo para funcionar

Antes de começar aqui precisamos saber o que é um arquivo .iso, .bin ou .img, no geral esses são arquivos imagem que contém o jogo em um tipo de compactação que o console entende, eles são usados para rodar o jogo no emulador bem como é usado para gravar o jogo em um cd. Se você baixa jogos no meu blog deve saber que o arquivo vem compactado pelo WinRAR com extensão .rar e depois de extrair o arquivo você terá em mãos uma .iso, uma .bin ou uma .img


Na imagem acima o primeiro arquivo em .rar e o segundo arquivo em .bin que usamos para jogar.

Tendo o arquivo .bin .iso ou .img em mãos vá ate o emulador clique na guia File e depois em Run ISO em seguida vai ser necessário selecionar o arquivo que deseja emular, como na imagem abaixo:


Nesse caso é só selecionar o arquivo e clicar em abrir e o jogo começara a rodar.



Isso finaliza o processo de como jogar usando uma imagem do jogo.

Agora se você quer jogar usando um CD, caso você tenha o cd do jogo, basta colocar o CD no seu drive de CD/DVD e ir no emulador no menu File e depois em Run CDROM como na imagem abaixo


Aqui terminamos o passo a passo de como fazer para jogar um jogo no emulador usando uma imagem do jogo ou usando um CD do jogo.

Nota: Vale lembrar que não tem como jogar se você não realizou a configuração do emulador, por isso siga o passo a passo desde o começo.

Hotkeys do Emulador (Teclas de Atalho)

O emulador possui algumas teclas de atalho com algumas funções bastante úteis como por exemplo dar um save rápido em qualquer parte do jogo essa tecla é chamada de savestate, é possível tirar screenshots de cenas dos jogos, possibilidade trocar o modo do controle dentro do jogo sem precisa abrir as configurações. Vamos as teclas de atalho então:

- F1 -Savestate in selected slot. (Salva o jogo em qualquer ponto)
- F2 -Increase slot. (max = 5) (Muda o slot onde o jogo é salvo)
- F3 -Loadstate from selected slot. (Carrega o ponto em que foi salvo)
- F4 -Enable/Disable SIO irq. ( Tem a ver com Input e Output nunca usei essa tecla)
- F5 -Toggle Digital pad/Special pad ( Tecla para mudar o modo do controle ).
- F6 -Select what pad will be affected by key F5. (Seleciona qual o controle vai ser afetado pela modificação da tecla F5)
- F7 -Enable Xenogeras trick. (Nunca usei essa tecla)
- F8 -Make a snapshot to snap directory. (Realiza uma captura de tela do jogo e salva na pasta snap dentro da pasta do emulador)

Site com configurações dos jogos de PlayStation

Como falei antes no processo de configuração do emulador, nem todos os jogos funcionam com uma mesma configuração, sendo necessário configurações diferentes para um determinado jogo, com isso pode ser necessário o uso de plugins de áudio e vídeo diferentes bem como uma versão do ePSXe diferente, todos esses requisitos estão nessa postagem na parte de download ao final.

O site em questão é o PlayStation Data Center


Clique no link acima para acessar o site e para ver a configuração do jogo que você deseja jogar, vá em NTSC-U ao lado de Game List se a imagem do jogo for americana, PAL para jogos europeus e NTSC-J para jogos japonês. Após selecionar a lista que deseja você vai estar em uma pagina assim:


Selecione a letra desejada e procure pelo jogo na lista, como exemplo vou na letra R procurar por Resident Evil 2 Dual Shock


Após encontrar o jogo desejado clique no botão verde que tem escrito INFO e você será direcionado para a página do jogo 


Bom há muita informação sobre os jogos no site PlayStation Data Center mas aqui vamos ser diretos e ir para a informação que agente precisa. Descendo a página vá ate a guia "Emulation Compatibility" que é onde se encontra a melhor configuração para jogar o jogo no emulador.


Nota: Excelente site se você está com problemas para emular jogos de PlayStation no seu computador, única desvantagem é que o site é todo em Inglês.

Aqui finaliza o tutorial para o emulador de PlayStation, o ePSXe, lembrando que esse tutorial serve para todas as versões do emulador, qualquer dúvida poste um comentário abaixo.


Processador: mínimo Pentium 200 MHz, recomendado Pentium 3 com 1 GHz
Memória RAM: mínimo 320 MB de RAM, recomendado 712 MB de RAM
Placa de Vídeo: Placa de vídeo capaz de renderizar 3D com suporte para OpenGL, DirectX, ou Glide
Sistema Operacional: Windows ou Linux
CD-ROM: 16x ou mais (opcional)


Basta extrair os arquivos, dois cliques no executável ePSXe com um ícone do controle de PlayStation e seguir o guia passo a passo caso tenha dúvidas.


Download Parte Unica
ePSXe v1.6.0 Link
ePSXe v1.7.0 Link
ePSXe v1.8.0 Link
ePSXe v1.9.0 Link
ePSXe v2.0.0 Link
ePSXe v2.0.5 Link
Plugins Link
Shaders Link
Bios Link
Memory Cards Link

Para baixar jogos de PlayStation Legendado em PT-BR Clique AQUI

Dúvidas? Clique aqui e leia as Perguntas Frequentes do Blog antes de comentar / FAQ do Blog.



{ 11 comentários... read them below or Comment }

  1. Do link Memorie Card não consigo baixar. Só dá "Não é possível acessar esse site".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui ta normal, esse download não é necessário esse memory card vem com alguns saves meus, na pasta do emulador já vem com memory card.

      Excluir
  2. Dá jogo liberado, mas depois nada. Ou melhor, dá "Não é possível acessar esse site".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aqui ta normal.. depois que der jogo liberado tem que clicar na imagem com um seta pra baixo para ir para outras página esperar 10 segundos e ai depois começa o download

      Excluir
  3. todos os links off n consigo fazer o dowload

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode ser algum problema no servidor aqui da erro na página, vou esperar um pouco se não voltar mudo os links vlw!

      Excluir
  4. Boa tarde toda vez que tento fazer o download no up4ever, escolho free download, clico em não sou um robo, espero a contagem dos 25 segundos terminar e depois clico em criar download e sempre aparece a mensagem: Expired download session. Já tentei varias vezes e sempre aparece isso, já tentei mudar de navegador e dá no mesmo. Não estou entendo, o que estou fazendo errado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é esses links não são tao bons eu vou mudar os links pro google drive ai nao da esses problemas

      Excluir
    2. pelo visto n foi mudado ainda estou tentando baixar e nao ta dando :(

      Excluir
    3. Acabei de mudar os links desculpa pela demora.

      Excluir



- Copyright © Projeto EndGame - Devil Survivor 2 - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -